Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados aprovam formação de Subcomissão

    Reunidos na manhã desta quarta-feira (25), parlamentares integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovaram a formação de Subcomissão para debater o assédio sexual e moral sofrido pelas trabalhadoras da área de saúde, no exercício profissional. Os deputados ratificaram, ainda, oito pedidos para realização de audiências públicas.

    A Subcomissão terá como relator o deputado Altemir Tortelli (PT), presidente da Comissão de Saúde e proponente do requerimento para constituição do órgão técnico adjunto. Tortelli afirma que é preciso construir alternativas para inibir o assédio sexual e moral, entendendo o tema como um problema real, silencioso, grave e muitas vezes letal.

    Além da Subcomissão, foram aprovados os requerimentos de audiências públicas para debater acerca da Portaria 101/2018, que estabelece o fim do incentivo aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS); da necessidade de um hospital público em Pelotas; da possibilidade de privatização da água e esgoto em Erechim, da Saúde Mental no RS; do financiamento da Santa Casa de Misericórdia de Livramento; das políticas de prevenção e tratamento à Gripe H3N2 e outros subtipos do Influenza; da criação do observatório do suicídio no RS e da situação do transporte de cargas vivas na área urbana e de expansão urbana do município de Rio Grande.

    ToxoplasmoseNo período dos Assuntos Gerais, o deputado Valdeci Oliveira (PT), vice-presidente do colegiado, requereu que a Comissão de Saúde se coloque à disposição da prefeitura de Santa Maria para ajudar no trabalho de diagnóstico e tratamento ágil e eficiente para os casos de toxoplasmose, originadas naquela cidade. Conforme ele, foram confirmados cerca de 50 casos, segundo boletim divulgado pela prefeitura municipal.

    Para Valdeci Oliveira, a população santa-mariense está desassistida de informações sobre o assunto, causando temor e preocupação, já que há quase duzentos casos suspeitos de incidência da doença. Valdeci lembrou, igualmente, que o Hospital Regional de Santa Maria continua fechado. “Caso estivesse funcionando serviria como retaguarda para atendimento aos casos de toxoplasmose”, lamentou o deputado. O presidente da Comissão designou o deputado requerente, que já foi prefeito de Santa Maria, para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos locais.

    Já a deputada Regina Becker Fortunatti (PTB) alertou que há necessidade de uma campanha de esclarecimento da população. “Os gatos não são os transmissores da doença”, asseverou. A deputada explicou que 96% da transmissão da toxoplasmose tem como causa a manipulação de carnes sem o devido cuidado e de verduras e frutas cultivadas de forma inadequada. “Pessoas não esclarecidas culpam os gatos pela transmissão da doença, mas as estatísticas demonstram que a preocupação deve ser com frutas, verduras e a falta de cuidados com a manipulação o abate de carnes e a manipulação de embutidos, como linguiças e salsichões".

    ParticipaçãoParticiparam da reunião, os deputados Altemir Tortelli (PT), presidente, Valdeci Oliveira (PT), Regina Becker Fortunati (PTB), Edson Brum (PMDB), Ciro Simoni (PDT), Ronaldo Santini (PTB), Pedro Pereira (PSDB), Elton Weber (PSB), Sérgio Peres (PRB) e Zé Nunes (PT).

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-aprovam-formacao-de-subcomissao/570778205

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)