Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Divaldo Franco recebe homenagem da Assembleia gaúcha

    Em cerimônia que foi classificada pelo deputado Pedro Westphalen (PP) como de sequência ao Grande Expediente em homenagem ao médium Divaldo Franco, a Assembleia Legislativa entregou ao palestrante placa em sua homenagem, em ato protagonizado pelo proponente, Pedro Westphalen, e por parte do deputado Adílson Troca (PSDB), que representou o presidente Marlon Santos (PDT). O vôo do homenageado atrasou, e a medalha não pôde ser entregue no período da sessão plenária.

    Um salão Júlio de Castilhos superlotado com admiradores e simpatizantes da Doutrina Espírita recebeu de pé, por volta das 17h, e com prolongado aplauso, um dos maiores divulgadores do espiritismo não só no Brasil, mas no mundo. Divaldo Franco, deslocando-se lentamente, apoiado em uma bengala por um lado e pelo deputado Westphalen por outro, recebeu inúmeros cumprimentos, retribuindo com simpatia.

    Em uma manifestação rápida, o deputado Westphalen se disse honrado e agradeceu a vinda do espírita, que se desloca pelo país e pelo planeta com ânimo, mesmo aos 91 anos. Adílson Troca afirmou que a Casa se sentia agraciada com a sua presença. “A homenagem é sua para com a Assembleia gaúcha”, resumiu. Na sequência, foi entregue a placa ao convidado. “Nossas falas foram breves porque todas estas pessoas aqui querem ouvi-lo, e estão pacientemente aguardando suas manifestações”, explicou Westphalen.

    Na sequência, Divaldo desculpou-se pelo atraso. “A empresa Gol não foi amiga”, brincou, contando que aconteceram seis trocas de aeronaves, ocasionando a demora em chegar. Igualmente, explicou a necessidade de falar sentado, em razão de recente cirurgia na coluna. A seguir, agradeceu a deferência da placa recebida, mas pediu licença a Westphalen para que pudesse passá-la à Federação Espírita do Rio Grande do Sul e aos seus colaboradores.

    Após, e por 20 minutos, traçou um histórico da Doutrina Espírita, desde os primórdios dos pensadores gregos, até os dias atuais. Lembrou os estudos e revelações que deram credibilidade ao espiritismo ao longo de séculos a partir de considerações de renomados cientistas e estudiosos. “A pesquisa do universo, alargando-se além da imaginação, demonstrava que a tradição religiosa da fé cega não poderia sobreviver. Era necessária uma doutrina capaz de contribuir para o avanço da ciência”, observou.

    Citou que estes estudos e pesquisas evoluíram até que Allan Kardec iniciou a confirmação e a codificação da Doutrina. Definiu que o Espiritismo é uma ciência que estuda a natureza e o destino dos espíritos e as relações existentes entre o mundo corporal e o mundo espiritual. Em 1º janeiro de 1858 publicou a Revista Espírita, dizendo tratar-se de uma publicação psicológica, termo pela primeira vez empregado. A seguir, publicaria o Livro dos Espíritos, o primeiro de uma série de obras, trazendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma.

    Depois de percorrer com desenvoltura e invejável memória pela trajetória do espiritismo até os dias de hoje, Divaldo voltou a agradecer o carinho e a receptividade “desta profícua Casa legislativa gaúcha”, e destacou o momento pré-eleitoral. “É importante que estejamos atentos a condutas que nos levem às melhorias sociais. Temos dificuldades em nosso país, e precisamos melhorá-lo, assim como ao mundo todo. Mas, se não podemos mudar o todo, que iniciemos mudando a nós mesmos. Quando conseguirmos isso, o mundo evoluirá, e isso cabe a todo o cidadão, religioso ou não. Porque acima da crença religiosa está a cidadania. O indivíduo vale não por aquilo que pensa, mas como age e como se comporta. O espiritismo abre seu elenco de doutrina filosófica para receber em seu seio todas as criaturas que tenham necessidade das luzes divinas do Evangelho de Jesus”.

    Ao final, agradeceu outra vez a paciência da plateia e deixou, como recado final: “Vale a pena amar; ante qualquer situação, ante qualquer desafio, sejamos nós aqueles que amamos”.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divaldo-franco-recebe-homenagem-da-assembleia-gaucha/614195520

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)