Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Zé Nunes quer que Ensaio de Pagamento de Promessas seja relevante interesse cultural do RS

    O deputado Zé Nunes (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa, projeto de Lei nº 156/18, que reconhece como relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul O Ensaio de Pagamento de Promessas. Se aprovado, o Poder Público poderá realizar atividades que contribuam para o fomento cultural dessa atividade.

    Zé Nunes tem compromisso com o resgate da cultura e da identidade dos povos tradicionais, especialmente as comunidades quilombola. Tem discutido o tema em vários municípios, com o objetivo de preservar e valorizar esta cultura. “São aspectos místicos que compõem uma cultura específica de determinados rituais e cerimonias religiosas características de comunidades quilombolas de diversos municípios, especialmente do Litoral Médio do RS, onde essas tradições se mantém preservadas e são cultivadas de maneira diferenciada em relação ao restante do Estado”, explica.

    De acordo com o parlamentar, o Ensaio de Pagamento de Promessas Quicimbi, no Estado, também conhecido como em outras regiões brasileiras com os nomes de Ticumbi, Cacumbí ou Cucumbi, é um ato representativo da cultura afro, ligado ao catolicismo que mistura a cultura gaúcha com a herança religiosa africana e cuja origem remete ao século 18. No Ensaio eles fazem devoção de promessa à Nossa Senhora do Rosário, que é a Santa protetora dos negros e negras. Eles participam desta festa dançando e cantando o ritual, mas a memória desse ritual está fortemente ligada as suas origens africanas, suas condições sociais e a sua resistência à exploração.

    O Ensaio não é exclusivamente a Nossa Senhora do Rosário e pode ser feito em relação a outros Santos da Igreja Católica, merecendo destaque São Benedito.

    O pagador de promessa, junto de sua família, espera a Irmandade na frente da sua casa, geralmente tendo em mãos o seu Santo de devoção e uma vela acessa. A Irmandade canta a chegada, saudando a casa. Na sequência do Ensaio, os donos da casa convidam os participantes para a entrada do local onde deverá se desenvolver o ato de sentido religioso.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ze-nunes-quer-que-ensaio-de-pagamento-de-promessas-seja-relevante-interesse-cultural-do-rs/614221754

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)