jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2018
    Adicione tópicos

    Exposição na AL homenageia Caçapava do Sul, segunda Capital Farroupilha

    A Semana Farroupilha do Parlamento gaúcho homenageia neste ano a cidade de Caçapava do Sul, segunda Capital Farroupilha, com uma exposição de banners e objetos no Espaço de Exposições da ALRS. A visita poderá ser feita das 8h30 às 18h30, de segunda às sextas-feiras.

    Os banners mostram a linha de tempo desde que Caçapava é desmembrada de Cachoeira do Sul e ganha denominação de Vila, sua elevação à cidade e o decreto que muda denominação para Caçapava do Sul, em 29 de dezembro de 1944. Também estão representadas na exposição os cerros que marcam a topografia local e de onde surge a denominação Charrua “Cassapaba” ou “Caa-ça-paba”, que significava “clareira da mata”.

    Também estão expostas uma boleadeira, balas de canhão, pontas de lança, espadas e uma arma de fogo que remetem à história da segunda Capital Farroupilha.

    Programação da Semana Farroupilha da ALRS

    Mostra fotográfica A Sala JB Scalco do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa recebe a exposição fotográfica “Luz ao sul”, de Eduardo Bortolin. É uma exposição que reflete momentos de luz captados por uma retina amadora, portando uma câmera comum (Panasonic-Lumix FZ-35) e celular, com imagens de momentos do cotidiano rural do pampa, retratando a realidade do campesino e de seu ambiente natural.

    As obras podem ser vistas de 14 a 28 de setembro, de segundas às sextas-feiras, das 8h30 às 18h30, com entrada franca.

    Roda de conversa No dia 17 de setembro, às 14h30, no Jardim do Solar dos Câmara da ALRS, acontece a roda de conversa com o bacharel em História pela UFRGS, João Timótheo, falando sobre a “Importância de Caçapava do Sul na formação do elemento gaúcho e sua inserção no contexto da Revolução Farroupilha”. Atividade somente para alunos da rede pública de ensino previamente agendadas.

    Peça teatral No dia 18 de setembro, integrando a programação da Semana Farroupilhada ALRS, o Teatro Luz & Cena apresentará o espetáculo Entrevero Farroupilha – Uma Epopeia nos Pampas, em duas sessões, às 9h30 e 14h30, no Teatro Dante Barone. O musical é apresentado de forma divertida e envolvente, numa linguagem que procura representar, por meio de atores-contadores, a história do Rio Grande do Sul, da proclamação da Independência do Brasil ao final da Revolução Farroupilha, passando pela formação do povo gaúcho, suas lendas, costumes e tradições. Figurinos e cenários trazem para a cena elementos da cultura gaúcha, proporcionando uma fascinante viagem pelo tempo.

    Sessão Solene da Semana FarroupilhaA abertura oficial das comemorações da Semana Farroupilha da ALRS será no dia 18 de setembro, às 14 horas, com a Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro.

    Exposição em homenagem a Caçapava do SulNo dia 18 de setembro, às 17 horas, no Espaço de Exposições da ALRS, ocorre a abertura oficial da exposição de banners e objetos em homenagem a Caçapava do Sul. A visitação estará aberta de 14 a 28 de setembro, das 8h30 às 18h30.

    Adormecimento da Chama CrioulaNo dia 20 de setembro, no Palácio Farroupilha, ocorre a cerimônia de adormecimento da Chama Crioula, marcando o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha da ALRS.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)