Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Moradores de ocupações de Sapucaia do Sul pedem apoio à CCDH

    A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa debateu, em audiência pública realizada nesta segunda-feira (17), a regularização fundiária em áreas do município de Sapucaia do Sul. Presidida pelo deputado Pedro Ruas (PSOL), a reunião aconteceu no ginásio da Escola de Ensino Fundamental Vanessa Ceconet, na Avenida João Pereira Vargas, 2843, bairro Nova Sapucaia.

    Cerca de 200 moradores de diversas ocupações, entre essas a Vila Santa Maria, Luiz Pasteur, Abelhas, José Joaquim, Carioca e em áreas de domínio da RS 118 compareceram à audiência, e cobraram uma solução, pois vivem sem segurança, com a ameaça da retomada das áreas pelos proprietários, em alguns casos o próprio Estado.

    O deputado Pedro Ruas conduziu os trabalhos e reiterou que o caso é uma questão social, focado na falta de moradia. “Temos como resolver, pois existe uma verba disponível e um projeto já aprovado”, disse. Participaram do encontro a vereadora Imília de Souza, representando a Câmara de Vereadores do Município, a advogada da ocupação, Clarice Zanini, além presidente da Associação de Moradores da Villa Marielle, Adriana Maqueli.

    Entre os encaminhamentos da audiência estão a realização de pedidos de audiências da Comissão de Direitos Humanos com a juíza que vai definir o processo, com o prefeito de Sapucaia do Sul, com o Ministério Público, e com a secretaria de obras do estado, além de pedir alterações no projeto inicial para contemplar a Ocupação Marielle Franco.

    Cerca de 6 mil pessoas vivem nas ocupações Vila Santa Maria, Luiz Pasteur, Abelhas, José Joaquim, Carioca e em áreas de domínio da RS 118. A reintegração de posse havia sido suspensa, atendendo à solicitação da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, mas o caso deve ser retomado nas próximas semanas pela Justiça.

    * Colaboração para a Agência de Notícias da AL

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações285
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moradores-de-ocupacoes-de-sapucaia-do-sul-pedem-apoio-a-ccdh/626760762

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)