jusbrasil.com.br
14 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Onze suplentes assumiram cadeiras no Parlamento gaúcho na 54ª Legislatura

    Onze suplentes de sete partidos diferentes assumiram cadeiras na Assembleia Legislativa ao longo da atual legislatura. A maioria deles substituíram titulares que foram chamados para compor o secretariado do governador José Ivo Sartori. Outros assumiram as vagas deixadas pelos ex-deputados Jorge Pozzobom e Miki Breier, que se elegeram prefeitos de Santa Maria e Cachoeirinha respectivamente. Há ainda os suplentes que ficaram com as vagas dos deputados cassados Diógenes Basségio e Mário Jardel.

    Os suplentes são convocados pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nos casos previstos pelo Código de Ética Parlamentar com base na Constituição Federal. Entre os motivos, estão falecimento, renúncia, perda de mandato, licença médica superior a 120 dias e investidura em outros cargos públicos.

    A lista de suplentes de cada coligação ou partido é composta pelos candidatos não eleitos em ordem decrescente de acordo com o número de votos nominais recebidos.

    Quem assumiu

    PMDBCom a saída de Fábio Branco para assumir o cargo de secretário do Desenvolvimento, Economia, Ciência e Tecnologia em 5 de fevereiro de 2015, sua vaga foi ocupada pelo primeiro suplente Juvir Costela, que também deixou a cadeira para compor o secretariado. Quando Costela assumiu a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, a segunda suplente Maria Helena Sartori, ficou em seu lugar até assumir o comando da Secretaria Extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais em 13 de fevereiro de 2015. Por fim, o terceiro suplente Ibsen Pinheiro assumiu a vaga, permanecendo no Parlamento gaúcho até 5 de abril de 2018, quando Fábio Branco retornou à Casa. Juvir Costela assumiu a titularidade em 18 de julho de 2016, quando Alexandre Postal renunciou para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.

    PPO primeiro suplente Marcel van Hattem ocupou a vaga de Pedro Westphalen, que tomou posse como secretário de Transportes e Mobilidade em 10 de fevereiro de 2015. Gerson Borba, segundo suplente, substituiu na mesma data Ernani Polo, que passou a comandar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

    União Democrática Trabalhista – PDT/DEMA primeira suplente Juliana Brizola assumiu em 5 de fevereiro de 2015 no lugar de Gerson Burmann, que deixou a Assembleia Legislativa para ser secretário de Obras, Saneamento e Habitação. Com a cassação de Diógenes Basségio, em 25 de novembro de 2015, Juliana assumiu a titularidade. O segundo suplente Vinícius Ribeiro substituiu Burmann, de 26 de novembro de 2015 a 1º de abril de 2017, quando ele (Burmann) retornou ao Parlamento.

    Esperança Por Um Rio Grande Melhor – PSDB/SD/PRBA primeira suplente Zilá Breitenbach ocupou em 4 de fevereiro de 2015 a vaga de Lucas Redecker, que foi chamado para assumir a Secretaria de Minas e Energia. Com a eleição de Jorge Pozzobom prefeito de Santa Maria, Zilá assumiu a titularidade no Parlamento gaúcho a partir de 1º de janeiro de 2017. Na mesma data, Redecker retornou ao Poder Legislativo.

    Juntos Pelo Rio Grande – PSB/PPSO primeiro suplente Catarina Paladini ocupou a vaga de Miki Breier enquanto ele esteve a frente da Secretaria do Trabalho. Quando Breier se elegeu prefeito Cachoeirinha, Paladini assumiu a titularidade a partir de 1º de janeiro de 2017.

    Avançar nas Mudanças – PcdoB/PPL/PR/PTC/PROSO primeiro suplente do PCdoB Júnior Carlos Piaia assumiu durante a licença maternidade de Manuela d Ávila, de 22 de setembro de 2015 a 25 de dezembro de 2015.

    Rio Grande Unido Pode Mais – PSD/PHS/PTdoB/PSDC/PSLO segundo suplente Edu Olivera assumiu a titularidade com a cassação de Mário Jardel em 22 de dezembro de 2016. O vereador de Porto Alegre Tarcísio Flecha Negra, primeiro suplente, abriu mão da vaga. Em 5 de abril de 2018, Edu Olivera deixou o PSD e se filiou ao PDT.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)